quinta-feira, 10 de abril de 2014

Bertolt Brecht: Sobre o pobre B.B.


1.
Eu, Bertolt Brecht, sou dos bosques negros.
A minha mãe levou-me às cidades
estando ainda no seu ventre. E o frio dos bosques
vai acompanhar-me até à morte.

2.
Na cidade de asfalto estou como em casa. Desde
            o princípio
fui provido de todos os viáticos:
De jornais. E tabaco. E aguardente.
Desconfiado e preguiçoso, sinto-me, no final, contente

3.
Sou amigável com a gente. Ponho
um chapéu segundo o seu costume.
Digo: são bestas com um cheiro muito especial.
E digo: não importa, também eu sou.

4.
Pelas manhãs nos sofás vazios
sinto um par de mulheres,
despreocupado contemplo-as e digo-lhes:
aqui têm alguém em quem podem confiar.

5.
Ao anoitecer reúno-me com os homens,
Todos nos tratamos de gentleman.
Eles põe os seus pés sobre as mesas.
E dizem: As coisas vão melhorar. E eu não pergunto: «Quando?»

(…)


Bertolt Brecht, Poesia (1918-1933).


Sem comentários:

Enviar um comentário