domingo, 13 de abril de 2014

Laurence Sterne: Tristan Shandy


Ao Muito Honorável Mr. Pitt

Senhor:
Jamais pobre embrião de autor de uma dedicatória depositou menos esperanças na sua das que eu depositei na minha; porque lhe escrevo num canto afastado do reino, numa casita retirada onde vivo consagrado a combater sem trégua e com alegria os achaques da doença e outros males da vida, pois estou plenamente convencido de que cada vez que um homem sorri, - e com maior motivo se ri, acrescenta algo a este Fragmento de Vida.
Humildemente vos rogo, Senhor, que honreis este livro, tomando-lho, - (não baixo a vossa proteção, - que ele sozinho se irá proteger, mas) – mas para levá-lo para o campo; e se chega aos meus ouvidos que ele o fez sorrir, ou se penso, que em algum momento, ele vos fez poupar um pouco de sofrimento – me considerarei feliz como um ministro de estado; - talvez mais feliz do que todos aqueles que conheço de palestras ou de conferências.


Laurence Sterne, Vida e Opiniões de Tristan Shandy. Volume I (1750)

Sem comentários:

Enviar um comentário