segunda-feira, 2 de junho de 2014

Raúl Brandão (sobre Guerra Junqueiro)

Março de 1904

Veio a Lisboa acompanhar, por solidariedade, os lavradores do Douro o poeta
Guerra Junqueiro. É outro homem, que perdeu talvez em exterioridades mas ganhou em
funda emoção. Tendo-se-lhe um dia deparado universais interrogações no caminho;
tendo encontrado frente a frente, ao meio da vida, ideias abaladoras, que só o homem de
génio pode encarar sem o pavor e o deslumbramento que o grande mistério comunica –
as raízes do universo –, ele mudou de rumo, tão simplesmente como se praticasse o acto
mais banal da existência. Sendo já um dos maiores poetas da Europa – quis ser também
um santo... Durante anos procurou como Fausto o segredo da Vida no fundo dos
laboratórios. E noutra fase do seu espírito decorativo, tendo entrevisto, pelo poder do
génio, novas veredas a tentar, seguiu-as, fazendo experiências que a ciência de hoje
plenamente confirma.
17
Guerra Junqueiro está na mesma: alguns fios brancos a mais na grande barba de
santo, começo de calva amarelada no alto da cabeça, chapéu baixo, uma simplicidade de
trajo que vai bem com a simplicidade verdadeira ou fictícia da sua alma. E sobre isto os
olhos terríveis que nos fitam e nos adivinham até ao fundo. A conversa é prodígio que
evoca, ilumina, toca em todos os problemas da vida, dando-lhes uma grandeza e novos
aspectos que entontecem.
Fala-se a propósito dum livro, e ele diz, não palidamente, nem decerto com as
inexactidões com que reproduzo, o seguinte:
– É um livro interessante. O autor conseguiu deixar faiar a parte de inconsciente
que cada um de nós traz consigo... Porque, meu amigo, a porção do infinito que cabe a
cada homem é exactamente a mesma. O camiseiro ali defronte e um homem de génio
têm na alma idêntico quinhão. Somente, o camiseiro não consegue encontrá-la nem
pode exteriorizá-la. Porquê? Porque só pensa em camisas. O homem é o universo
reduzido... Que cada um pudesse deixar-se narrar – e teríamos a mais maravilhosa
história do Mundo.
E como incidentemente se refira à ciência, ei-lo que se desvia por outro
esplêndido caminho:
– As últimas descobertas modificaram completamente a ciência. Fm um
terremoto. E eu entrevi isto mesmo: há anos que chegara ao seguinte resultado: –
radiação universal e desassociação dos átomos. Fiz experiências, que me deram
resultados incompletos, procurei homens de ciência, que não me quiseram atender. Um
dia vim de propósito a Lisboa falar a Sousa Martins e expus-lhe as minhas teorias.
Ouviu-me... Quando me fui embora, encolheu decerto os ombros. E, no entanto,
passados anos, vejo confirmado experimentalmente tudo o que eu previra... Que quer?...
Faltavam-me, como compreende, os meios de verificação. Precisava de factos.
Cala-se um momento e depois continua:
– Hei-de publicar, depois da Oração à Luz, que sai brevemente, uma série de
memórias com os resultados dessas experiências. A vida – é o Amor e a Dor. Procurar
as suas leis, eis tudo. Seguir-se-á a minha teoria filosófica. Adivinhei todo este
terremoto que se deu n1timamente na ciência. Hoje, a matéria não existe: já a definem –
associação de energias. Que é feito dos materialistas? A ciência futura será portanto o
estudo de energias. Por último publicarei uma introdução à ciência, visto não poder
escrever essa obra: seria a revisão dos trabalhos de Spencer – a tarefa de toda uma vida.
– E tem muitos documentos?
– Tenho tudo pronto. Necessito apenas de encontrar a forma precisa, a forma
matemática, para exprimir as minhas ideias.
Incansável. É de ferro. Pequeno e mirrado, passeia horas e horas a conversar...
Não conversa – monologa.


                                                       Raúl Brandão, Memórias Vol. I.

Sem comentários:

Enviar um comentário