Universidad Nacional
Autónoma de México
Facultad de Filosofia y Letras
VI Coloquio de Letras Modernas de estudiantes para
estudiantes: "El Erotismo"
Dos Exercícios de Estilo às Novas Cartas Portuguesas
Diferentes percursos de um Campo Amplo
Este estudo trata o erotismo na literatura portuguesa da
segunda metade do século XX, incidindo especificamente em dois livros
publicados com um ano de diferença: “Os
Exercícios de Estilo” de Luiz Pacheco e as “Novas Cartas Portuguesas”, um livro escrito a seis mãos por Maria
Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, “As Três Marias”
como ficariam conhecidas depois de um processo movido pelo Estado Português
contra as três autoras. Um caso que ganhou uma grande projeção internacional
num momento em que se vivia ainda o período da ditadura fascista do Estado Novo
que só seria derrubado dois anos depois desta publicação. Há uma paisagem
política marcante que vai condicionar a sociedade e servir de fundo a todos os
quadrantes da vida portuguesa. Seria impossível perceber a projeção das “Novas
Cartas Portuguesas” isolada do sistema político repressivo que se vivia e da
vitalidade do movimento feminista internacional.
Nesse sentido divido esta conferência em três partes
fundamentais. A primeira (em jeito de panorâmica rápida) será uma breve introdução
sobre o contexto político que vai condicionar as manifestações sociais e
culturais no Portugal da segunda metade do século XX. Ainda nesta introdução
histórica introduzirei uma passagem pequena sobre algumas manifestações do
erotismo na literatura portuguesa do final do século XIX e do século XX que
irão influenciar os dois casos sobre os quais incidem mais estas conferências.
Assumo que será privilegiado neste estudo o conto “Comunidade” de Luiz Pacheco, inserido nos “Exercícios de Estilo”,
como iremos ver.
Contextualização
Histórica
Antes de entrar no campo do erotismo na Literatura
Portuguesa é necessário contextualizar um pouco o estado da literatura em
Portugal em meados do século XX e para isso é necessário perceber a História
política, social e cultural em que ela se enquadrava.
Entre 1933 e 1974 Portugal foi governado por um regime
fascista que ficou conhecido pelo período do Estado Novo. Um longo período
ditatorial que durou mais de 40 anos. António Oliveira Salazar, como Presidente
do Conselho governou o país entre 1933 e a data da sua morte em 1970. Após a
sua morte sucedeu-lhe diretamente Marcelo Caetano. O Regime do Estado Novo só
seria derrubado com a revolução do 25 de Abril de 1974 que permitiu a
implantação da democracia.
O regime totalitário e fascista do Estado Novo assentou
as suas bases na Propaganda dos ideais nacionalistas, no controlo completo da
educação, na repressão policial e na censura.
Logo em 1933 é criada a Polícia de Vigilância e Defesa do
Estado (PVDE) que mais tarde ficará conhecida como PIDE (Polícia Internacional
e de Defesa do Estado).
Esta polícia
política dispunha de uma vasta rede de informadores por todo o país que para
obter informações sobre a resistência ao regime interceptava a correspondência
e os telefonemas, vigilavam os locais públicos controlando grande parte da
informação. Milhares de resistentes políticos foram presos. Ainda em 1933 foi
criada a Direção Geral dos Serviços de Censura que instituiu a Censura Prévia.
O regime fascista passa a controlar completamente a entrada de livros em
Portuga e a criação de editoras e
jornais.
Para o Estado Novo a função da censura será "impedir a perversão da opinião pública na sua
função de força social e deverá ser exercida por forma a defendê-la de todos os
factores que a desorientem contra a verdade, a justiça, a moral, a boa
administração e o bem comum, e a evitar que sejam atacados os princípios
fundamentais da organização da sociedade" – O regime reservava para si
os critérios do que seria a verdade, a justiça, a moral. O controlo da
informação passa completamente para as mãos do regime. Não só pela informação
intensionalmente detorpada e condicionada da propaganda nacionalista ou do
controlo completo do ensino público, mas sobretudo pelo filtro que a censura
veio impôr na vida quotidiana e pelo clima de medo generalizado que provocava a
circulação de qualquer informação que fosse contrária ao regime. Como exemplo
da força da censura política, a palavra “suicidio” estava completamenta
proíbida na imprensa ou em publicações científicas e literárias. O regime
queria propagar a ideia de que em Portugal tudo estaria completamente bem, ao ponto
de ninguém sofrer por exemplo de problemas pessoais ou mentais que levassem a
praticar o ato de terminar com a sua vida. O Estado novo imitou inicialmente o
regime corporativo de Benito Mussolini. Tudo contra a Nação, nada contra a
Nação é uma das frases de propaganda de António Oliveira Salazar que refere
também que “O jornal é o alimento
espiritual do corpo e deve ser fiscalizado como todos os alimentos”. O
controlo total da informação pelo Estado fascista e a repressão policial
expressada de todas as formas no dia-a-dia do país vai estar presente até 1974.
O secretariado Nacional de Informação dependia diretamente de António Oliveira
Salazar. Toda a Literatura que apresentasse um mínimo sinal de ser subversiva era
proibida. A gíria popular passou a integrar a expressão “passar pelo lápis
azul”, uma vez que era esta a côr dos lápis que os censores usavam para apontar
as passagens a ser cortadas ou as considerações marginais.
Este clima repressivo vai marcar a literatura portuguesa
de uma forma dupla. A primeira aliada ao clima de medo generalizado a um regime
estanque que impedia a liberdade de expressão e condicionava a criação
literária. A segunda porque o regime totalitário e fascista vai servir de
contexto à criação literária de grande parte do século XX.
Se o Modernismo Literário assumiu em Portugal um elevado
grau de evolução sobretudo através da geração de Orpheu e no género da poesia com Fernando Pessoa, Mário de Sá
Carneiro e Almada Negreiros, a imposição do regime fascista do Estado Novo veio
estancar em grande medida a cultura portuguesa pela opressão e controlo de
informação que impôs. Os neo-realistas portugueses ao contrário dos modernistas
tiveram como pano de fundo um regime totalitário que de várias formas os
condicionou. Escritores como Alves Redol, Miguel Torga são presos e torturados.
O clima de medo atua também como auto-inibição na criação literária.
Vou começar ó estudo de Comunidade,
conto que Luiz Pacheco escreveu e publicou de forma isolada em 1964 e que
ganhou maior divulgação quando foi inserido na sua antologia de contos Exercícios de Estilo em 1971. Nos Exercícios de Estilo tornaram-se
conhecidos muitos dos seus contos e narrativas breves que já anteriormente
tinham sido publicados de forma dispersa em pequenas publicações de pouca
circulação. Os Exercícios de Estilo trazem
uma grande amplitude temática e uma também grande abrangência na forma de
retratar e manifestar esses temas. Como elemento unificador do conjunto está a
quantidade insessante de informações autobiográficas: a entrega da pessoa e
escritor Luiz Pacheco ao narrador dos diferentes contos. Este carácter autobiográfico
expressa-se nunca através do confessionalismo ou da revelação de um mundo
interior subjetivo e abstrato. Os elementos autobiográficos revelam-se
praticamente como factos concretos da vida do escritor que se espelha
duplamente (a si e aos outros) de uma forma impessoal e é este o núcleo de Luiz
Pacheco: a impessoalidade. O seu ser e estar no mundo reflete-se num espelho
duplo – através do mimetismo do exterior e do mimetismo da sua entrega
interior. Através da relação com os outros (e unicamente nesta zona de contato)
o individuo reflete-se, manifesta-se e mostra-se globalmente. Um Espelho duplo
onde a frase de David Foster Wallace se integrava plenamente:
“Aqui o autor. Quero dizer o autor de verdade, o ser
humano de carne e osso que segura o lápis, não uma máscara narrativa abstrata.”
(Citação de David
Foster Wallace)
O mesmo acontece no seu diário escrito entre 1971 e 1975,
publicado com o título Diário Remendado (1971-1975)
- O Diário como género literário seria por excelência o lugar de
confessionalismo e entrega subjetiva. Mas Diário
Remendado é sobretudo um lugar de organização concreta do dia-a-dia do
escritor, uma organização das suas tarefas como tradutor e revisor também, um
lugar de necessidade de estruturação da vida, planeamentos concretos (como o
abandono da bebida – recordemos que Luiz Pacheco era alcoólico) projeções
futuras de publicações. À parte as considerações sobre a literatura portuguesa,
desde dentro, questões práticas e questões de afetividade, há lugar no entanto
no “Diário Remendado” para a entrega
à comunhão seguinte “Quero impregnar-me
de gente, de paisagem portuguesa”. A relação com a família, os amigos, a
perda dos filhos –entregas concretas e não confessionais. Organizações e
fundações da sua sobrevivência quando a sua vida sofre sérias limitações no que
diz respeito à solvência económica, ao alcoolismo, à falta de condições do
local onde vive com a mulher e os filhos. Alguns deles são retirados à família
por falta de recursos para a sua manutenção e este último fator vai marcar
constantemente a sua escrita e acima de tudo as formas pelas quais se manifesta
o erotismo na sua criação literária. Exposição total da vida do autor na zona
de contacto com os outros. Anulamento do “eu” em favor da relação contínua com
o todo (família, amigos) através de relações apaixonadas (ou pela afinidade
total ou pelo ódio total).
Comunidade possui muitas características que o remetem para um texto de oração, o principal deles é o Agradecimento
e a Bendição. O narrador agradece e bendiz o dia e a manhã que estão para vir.
Agradece “a sua pequena tribo”, a oportunidade de estar nesse momento unido com
a mulher e os filhos. Agradecimento simples e sincero de uma comunhão plena
(ainda que com a noção da perenidade e precariedade da situação). O ato do
agradecimento é reforçado com a bendição, a consciência de que se vive um
momento amplo onde todos os desejos estão satisfeitos. Bendiz a comunhão plena
que lhe permite este contínuo ser “A Comunidade”. A bendição é sempre o
exercício mais puro de oração – Mais do que um pedir, é agradecer quem e o que
se tem e mais do que agradecer é pedir que aquilo que se tem se expanda, se
potencialize (ou que pelo menos nunca nos falte). A união com a Comunidade. O Pedido
de renovação do mesmo contato, a mesma ligação que se sabe perecível e por isso
sempre incompleta, em contínuo (os seres não pararão de se unir).
O género da oração, usado tantas vezes no literário, é um
género que se associa sempre mais vincadamente ao género lírico. A Oração, como texto religioso usa quase
sempre este género, o verso curto, a repetição não só dos conjuntos semânticos,
mas também dos ritmos, o uso de assonâncias. A repetição com a dupla função de
facilitar a memorização da oração e a repetição com uma função sagrada, de
reforço (do agradecimento, da prece, da bendição, da exaltação ou contemplação)
nisto o género da oração assemelha-se ao Hino
ou ao Cântico Sagrado. O Hino
adquirirá para os nacionalismos e instituições o papel que irá desempenhar o
Cântico de Louvor para a religião. A repetição como um reforço de uma
sacralização e de uma entrega absoluta assume também o papel de aglutinador dos
adoradores: os que cantam o Cântico Sagrado ou os que cantam o Hino.
Na Literatura Portuguesa podemos ver o caso de Guerra
Junqueiro (1850-1923) que praticou este género na literatura com a “Oração ao Pão” (1902) e “A Oração à Luz” (1904). Estes dois
textos podem ser vistos como uma sequência articulada o que levou a que
posteriormente os dois fossem publicados em conjunto. A Oração à luz e a Oração ao
Pão têm praticamente a mesma estrutura métrica e rítmica: Podem ser vistos
ao mesmo tempo como orações e hinos.
Para Fernando Pessoa a Oração à Luz era a “Obra
máxima da nossa atual poesia” e recordemos que apesar da diferença de
idades ( Guerra Junqueiro era 38 anos mais velho) os dois eram contemporâneos.
Claro mistério
Do azul etéreo!
Sonho sidéreo!
Luz!
Da Terra dorida,
Alenta e guarida!
Fermento da Vida,
Luz!
Eucaristia santa,
Vinho e pão que alevanta,
Homem, rochedo e planta...
Luz!
Guerra Junqueiro,
Oração à Luz (1904)
A força da exaltação da luz que o autor bendiz é
potenciada com a repetição e rima.
A oração é a manifestação mais assumida e vinculativa
para exprimir a crença panteísta de que tudo é luz, movimento e expansão. Sendo
que o pão é o produto da luz no seu devir: luz-semente-trigo. O movimento e a
luz anulariam as diferenças entre os distintos elementos e todas as coisas
(materiais ou imateriais) fariam parte da mesma manifestação: o movimento, a
luz e a criação, a exaltação da divindade em todas as coisas (mesmo nas mais
densas). A crença panteísta marcou a poesia portuguesa da transição do século
XIX para o século XX.
Também nas “Odes
Modernas” de Antero de Quental publicadas em 1865, logo na ode inicial está
presente esta fusão entre os diferentes
elementos nos versos “o pó tornou-se ideia”, entre o físico (pó) e sabemos toda
a série de alegorias cristâs de carácter negativo atribuídas ao “pó” e a
“ideia” que seria equivalente à analogia da ligação entre o físico e o etéreo /
o corpo e a alma através da intercepção destes dois planos num só: que se
poderia traduzir pela manifestação da divindade em tudo o que existe. A
Criação, a Luz e o Movimento / a sua Exaltação, Agradecimento e Bendição. Vamos
ver que o tema do Panteísmo, vai manifestar-se de uma forma súbtil e indireta
em “Comunidade”
Aparentemente a
poesia de Guerra Junqueiro e de Antero Quental afastar-se iam do que seria a
poesia realista, que atingiu o seu expoente em Portugal com Cesário Verde
(1855-1886), uma poesia plenamente plástica e objetiva. Uma poesia plenamente
da natureza. Cesário Verde iniciaria a poesia impressionista e naturalista em
Portugal com a publicação do seu único livro, já póstumo: “O Livro de Cesário Verde” editado em1901.
Detenho-me um pouco aqui no cenário da poesia dos finais
do século XIX e no seu carácter metafísico porque esta característica vai
marcar em muito a literatura portuguesa do início do século XX e vai ser
importante para percebermos as formas em que se manifesta o erotismo na criação
literária de Luiz Pacheco. Num primeiro plano, a poesia finissecular vai assumir
uma influência vital no modernismo português, a geração de Orpheu assume desde
logo, e com orgulho, esta influência. Mário de Sá Carneiro refere que Cesário
Verde é já um futurista «Ziguezagueante de Europa» e Fernando Pessoa enquadra
autores como Antero de Quental, Guerra Junqueiro ou Mário Beirão no que ele
considera a Nova Poesia Portuguesa. Ou seja o Modernismo Português mais do que
querer criar uma rutura, que claramente
vai fazer, vai incorporar muitos dos elementos da geração anterior e de
uma forma humilde incorporá-los na sua geração; por um grande sistema de
afinidades o heterónimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos vai denominar
Cesário Verde como o “Mestre” Cesário Verde.
Detenho-me um pouco em Cesário Verde, autor que reunindo
todas as características do naturalismo vai conseguir uma impersonalização até
então nunca provada na literatura portuguesa, autor de poemas de grande
carácter narrativo como “Num Bairro
Moderno” ou “Cristalizações” em
que a cidade (Lisboa nunca é referida, mas adivinhámos ser este o cenário) é
retratada de uma forma cinematográfica e por um olhar deambulante do sujeito
poético (como um todo orgânico) é representada ora de uma forma mimética onde o
fatalismo está presente, a cidade, o meio privilegiado dos vícios humanos,
abusos, degradações, vícios, onde o confronto de classes é mais nítido, onde as
doenças como a cólera, a tísica ou a tuberculose circulam e se propagam com
mais rapidez e maior força o contágio (É importante dizer aqui que Cesário
Verde morreu de tuberculose). A cidade é erotizada, toda ela: na sua latência
(a de todos) as pessoas e os espaços construídos pelas pessoas – a geometria
desumana e as circularidades, as construções executadas pelos operários, as
quedas dos operários, os lugares aliados ao vício como a taberna, o laboratório
vital da experimentação humana – em todo o seu expoente, em toda a sua nitidez
concreta. Produção poética, a de Cesário Verde que tanto vai entrar, mais do
que influenciar, na criação de Álvaro de Campos, o heterónimo de Fernando
Pessoa, futurista por excelência. Cristalizações do fluir da vida urbana, ora
degradante, ora do lado do delírio e exaltação, ora do lado do tédio –
sentimentos que tanto nos levam à Ode
Triunfal de Fernando Pessoa como às Cristalizações
de Cesário Verde – Às primeiras grandes características do Erotismo: a impersonalizarão
e a Unidade: consciência máxima da perecibilidade humana, do ser humano
impossível enquanto ser isolado. Consciência também da impossibilidade de
comunicação desse todo unitário. Fragilidade humana erotizada no ser humano
isolado de uma forma inovadora na poesia de Cesário Verde em poemas como
“Contrariedades” em que Cesário Verde começa por dizer “Eu hoje estou cruel, frenético, exigente”, “Dói-me a cabeça” […] /
“Amo intensamente, os ácidos, os gumes / E os ángulos agudos.”
“Amo intensamente, os ácidos, os gumes / E os ángulos agudos.”
Sentei-me á secretaria. Ali defronte mora
Uma infeliz, sem peito, os dois pulmões doentes;
Sofre de falta d'ar, morreram-lhe os parentes
E engoma para fora.
Pobre esqueleto branco entre as nevadas roupas!
Tão livida! O doutor deixou-a. Mortifica.
Lidando
sempre! E deve a conta à botica!
Mal
ganha para sopas…
[…]
E a tisica? Fechada, e com o ferro acceso!
Ignora que a asfixia a combustão das brazas,
Não foge do estendal que lhe humedece as casas,
E fina-se ao desprezo!
Mantem-se a chá e pão! Antes de entrar na cova.
Cesário Verde: Contrariedades
À semelhança do poema “Tabacaria”
de Fernando Pessoa, o sujeito poético deste poema de Cesário Verde assume
um estado de espírito: frenético e impulsivo e está dentro do seu quarto e
local de trabalho «senta-se à secretária» e revela o processo de criação
literária, tem no entanto à sua frente «a partir da visão da janela do seu
quarto» a casa de uma engomadeira – que pode ver através da janela: a casa em
frente. Tal como a tabacaria, com o seu funcionário, o Esteves do poema de
Fernando Pessoa. O campo visual que os
dois poetas referem é percetível do seu próprio local de trabalho: “quarto com
secretária”: Local de descanso e local de trabalho, de criação – de laboratório
por excelência, porque a vida (que vai ser retratada) está a ser observada e
isolada diretamente pelo escritor no seu local de trabalho. No caso de Cesário
Verde, este vê e descreve mimeticamente uma engomadeira que sofre de tísica,
doença extremamente debilitante neste período. A engomadeira “engoma roupa para fora” no seu quarto diminuto
“pobre esqueleto branco”: assim é
caracterizada. A mulher em Cesário Verde é quase sempre erotizada ou através da
sua inacessibilidade, distância extrema em relação ao poeta que tem consciência
da impossibilidade de satisfação do desejo, ou então (quase sempre) através de
um erotismo da humilhação, presente em textos como: “Contrariedades” ou “Num
Bairro Moderno”. O sujeito poético descreve fisicamente esta engomadeira
não a partir dos atributos físicos que o poderiam seduzir, mas a partir das
suas debilidades concretas, ela é descrita como sendo “Lívida” e “Mortifica”. O conceito de humilhação aliado ao erotismo
tem de ser aqui visto de uma forma mais ampla e abrangente do que aquela que
normalmente atribuimos ao termo. “Humilhação” estaria não do lado da submissão,
vergonha e inferioridade do lado da dominação em que o humilhado estaria
subjugado a uma relação de poder abusiva por parte daquele “que humilha”, mas
sim Humilhação aqui associa-se mais à denotação inicial do latim que provém do
radical Húmus que nos remete
diretamente para a terra, sobretudo a terra molhada ou adubada que o homem
trabalha e originará a palavra humildade e homem. O erotismo da humilhação em
Cesário Verde manifesta-se não através de uma relação de poder (que afasta) mas
através de uma identificação e contemplação (que une). A mulher não é descrita
através de uma adjetivação que exalte as suas qualidades físicas, mas através
de uma identificação plena do escritor com a sua situação de fragilidade e
debilidade física e social – ela deve a conta na farmácia e ela é descrita
dentro de um contexto urbano opressor que marca um antagonismo forte com a sua
situação de debilidade. A cidade desumana onde circulam as doenças e os vícios,
onde os desajustes e desequilíbrios socias se agudizam, se mostram
completamente é representada por Cesário Verde como um sítio contrário à
natureza e por isso mesmo contrário às manifestações eróticas (normais e
saudáveis). A mulher (erotizada através da humilhação) é erotizada também
através da sua condição social – é na mulher que a condição social se
potencializa (ora como um obstáculo inibidor, ora como um expoente total de
liberdade), a condição social das mulheres descritas por Cesário Verde: pobres,
doentes, frágeis, que quase sempre fazem trabalhos desumanos – como a regateira
(vendedora de frutas) que está presente no poema “Num Bairro Moderno” ou as
varinas que vendem peixe pela cidade no poema “Cristalizações”. No texto “Num Bairro Moderno” o narrador vê que um
homem discute com a vendedora para que ela carregue as caixas com fruta mais depressa.
Mas ela não pode já com as caixas que estão muito pesadas. É então o sujeito
poético que a ajuda a carregar as caixas. Esta rapariga ainda jovem é descrita
fisicamente à semelhança da engomadeira: “rota,
pequenina, azafamada”, descrita também com os “braços magritos” e com um
físico desproporcionado devido ao trabalho infantil, elaboração de trabalhos
bastante pesados para uma criança que fazem que o seu corpo vá crescendo de uma
forma desproporcional “descolorida”, “sem
tronco, mas atlética”, “a pobre caminhante” com “o peito erguido”, “as mãos nas ilhargas”. É então que Cesário Verde
expande esta manifestação erótica (até então centrada no corpo da mulher) para
a escala da cidade. Cinematicamente e desfocalizando agora a ação para um
grande plano em que a Cidade é erotizada em toda a sua pulsão vital.
Na estrofe seguinte refere-nos “Subitamente – Que visão de
artista! / Se eu transformasse os simples vegetais, / à luz do Sol, o intenso
colorista; / Num Ser humano que se mova e exista / Cheio de belas Proporções
Carnais?”
Em toda esta estrofe Cesário Verde revela o desejo de um
exercício impressionista, o de absorver as impressões da cidade (à luz do sol,
o intenso colorista) de uma forma transformadora e revitalizadora dessa mesma
realidade, os vegetais: transfigurados num ser humano (cheio de belas
proporções carnais) ao contrário da vendedora de legumes, cujo trabalho
infantil impede um crescimento equilibrado e saudável. A cidade figurada do
lado do patológico torna-se subitamente reconstruída, recriada à escala humana,
erotizada, ela é recomposta “por
anatomia” pelo olhar criador de Cesário Verde – exercício impressionista em
que os diferentes frutos, vegetais e hortaliças nos aparecem subtilmente sob
novas formas “sob um novo corpo orgânico” formas de uma pessoa “através dos
tons e das formas” Cesário Verde descobre
“Uma cabeça – numa melancia”que quase
temos a impressão de ver. Aparecem-nos como num quadro “boíam aromas, fumos de
cozinha” “ e nuns repolhos – descobre seios injetados”.
Atentemos um pouco no verbo “descobre” que retira
assumidamente uma ação criadora ao autor “segundo ele”, o sujeito poético “Descobre”
– O que implica a já existência desta anatomia revitalizada (das partes do
corpo humano presentes nos frutos e nos vegetais) – Natureza que se manifesta
ao autor: “Bons corações pulsando no
tomate / E dedos hirtos, rubros, nas cenouras” – À Luz do Sol, o intenso colorista, determinadas
posições dos frutos adquirem novas aparências que, pelo exercício de
revitalização, são já novas realidades que o poeta apenas “Descobre” . Diríamos
que esta natureza pulsante e erotizada seria não só a extensão do feminino mas
a extensão da vida da cidade: pulsante, imprevisível, ganhando, sempre ganhando
novas aparências que são já novas formas. A cidade erotizada aparece-nos
concreta, definida, física, representada através de um corpo feminino. Cidade
recomposta por anatomia – como assume diretamente Cesário Verde expondo o
processo criativo.
E eu recompunha, por anatomia,
Um novo corpo organico, aos bocados.
Achava os tons e as formas. Descobria
Uma cabeça n'uma melancia,
E n'uns repolhos seios injectados.
As azeitonas, que nos dão o azeite,
Negras e unidas, entre verdes folhos,
São tranças d'um cabello que se ageite;
E os nabos--ossos nus, da côr do leite,
E os cachos d'uvas--os rosarios d'olhos.
Há colos, ombros, bocas, um semblante
Nas posições de certos frutos. E entre
As hortaliças, tumido, fragrante,
Como d'alguem que tudo aquilo jante,
Surge um melão, que me lembrou um ventre.
E, como um feto, emfim, que se dilate,
Vi nos legumes carnes tentadoras,
Sangue na ginja vivida, escarlate,
Bons corações pulsando no tomate
E dedos hirtos, rubros, nas cenouras.
Cesário Verde, Num Bairro Moderno.
(Contínua na publicação seguinte)
(Contínua na publicação seguinte)
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