sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Receção a "O Sentimento dum Ocidental"


Ah! Quanto eu ia indisposto contra tudo e contra todos! Uma poesia minha, recente, publicada numa folha bem impressa, limpa, comemorativa de Camões, não obteve um olhar, um sorriso, um desdém, uma observação! Ninguém escreveu, ninguém falou, nem um noticiário, nem uma conversa comigo; ninguém disse bem, ninguém disse mal!
Apenas um crítico espanhol chamava às chatezas dos seus patrícios e dos meus colegas - pérolas - e afirmava - fanfarrão! - que os meus versos "hacen malísima figura en aquellas páginas impregnadas de noble espíritu nacional".

Cesário Verde, 1880 Referindo-se à receção crítica de "O Sentimento dum Ocidental".

VERDE, Cesário (1988), Obra Completa de Cesário Verde, Organização de Joel Serrão, Lisboa, Livros do Horizonte.
Citado a partir de: Rosa Maria Martelo (2012), O Cinema da Poesia, Lisboa, Documenta.


Sem comentários:

Enviar um comentário